BuscaPé é comprado por grupo sul-africano, por US$ 342 millhões

Valor Online

29/09/2009

SÃO PAULO – A companhia de mídia sul-africana Naspers anunciou hoje a compra de 91% do capital do BuscaPé, em uma negociação que totaliza US$ 342 milhões.

A participação pertencia ao Great Hill Partners, fundo de investimento americano que adquiriu fatia majoritária do BuscaPé em 2005, e outros sócios pessoa física.

O site brasileiro, cuja base de negócio é a comparação de preços de produtos em diversos segmentos, poderá manter sua equipe administrativa mesmo com a aquisição. A compra será feita com recursos próprios, segundo informou a Naspers em comunicado.

A estratégia do grupo sul-africano é expandir sua atuação ao redor do mundo com foco na América Latina. Em sua expansão, recentemente a companhia passou a operar a europeia Allegro, plataforma de e-commerce, e comprou a Tradus, serviço de leilões europeu. No Brasil, a companhia tem uma parte da Editora Abril e da Compera nTime.

“Dada a extensa experiência da Nasper na internet, eles podem nos ajudar a crescer em outro nível. Uma futura colaboração entre a Allegro e o BuscaPé é possível”, adiantou o presidente da BuscaPé, Romero Rodrigues.

Em 2006, o BuscaPé adquiriu seu principal concorrente, o Bondfaro, e no ano seguinte, comprou a eBit, empresa de pesquisas do setor eletrônico. Hoje, o site permite a comparação de mais de 10 milhões de produtos, de mais de 320 mil lojas.

“Depois dos investimentos na Abril e na Compera nTime, a Naspers desenvolveu um bom conhecimento do mercado crescente brasileiro. O BuscaPé é um dos poucos players sólidos na indústria, e pode crescer mais”, enfatizou o presidente-executivo da Naspers

Hein Brand.

(Vanessa Dezem e André Borges | Valor com agências internacionais)