BSBios assume unidade da Agrenco no Paraná

Empresa gaúcha vai investir R$ 158 milhões na usina de biodiesel

 

A BSBIOS, de Passo Fundo (RS), assumiu nesta terça-feira as operações da usina processamento de biodiesel da multinacional Agrenco em Marialva (PR). O investimento será de 158 milhões de reais e a indústria deve gerar aproximadamente 120 empregos diretos e 3 mil indiretos.

 A empresa participará do programa Bom Emprego, do Governo do Paraná, que garante a prorrogação no pagamento do ICMS para descentralizar os investimentos e a gerar empregos em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
 

A capacidade plena de produção deve ser atingida no ano de 2013, quando a usina será capaz de abastecer todo mercado paranaense, além de possibilitar vendas para São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. O foco da empresa é se tornar líder nacional no setor e se tornar a primeira no Brasil a exportar biodiesel.

Com a aquisição da unidade paranaense, a BSBIOS deve ampliar sua atual capacidade de produção dos atuais 159 milhões de litros de biodiesel por ano para algo em torno de 320 milhões de litros, a partir matérias-primas como soja, canola, girassol e mamona. Pelo menos 30% dos grãos serão adquiridos de produtores rurais do Paraná, conforme prevê o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, necessário para obter o Selo Combustível Social.