Gazeta Mercantil resgata história com era digital

09/09/08

 

O Google – a maior empresa de mídia do mundo – anunciou ontem à tarde, na sua sede no Vale do Silício, o lançamento do Google Archives, ferramenta inovadora que cria um banco de notícias históricas a partir da digitalização de microfilmes dos arquivos dos principais jornais do mundo.

No Brasil, o JB e a Gazeta Mercantil foram as primeiras publicações a assinar o acordo de parceria. Nos próximos meses, todo o conteúdo histórico dessas publicações será transferido para os domínios digitais do Google através da plataforma online, e os usuários de todo o mundo poderão desfrutar de mais de dois séculos de informação.

Usuários poderão ler a cobertura da Copa de 1950 diretamente das páginas digitalizadas do Jornal do Brasil, ou pesquisar sobre os choques de petróleo da década de 70, a partir do que foi integralmente publicado na Gazeta Mercantil, por exemplo.

Nelson Tanure, presidente do Conselho de Administração do Grupo CBM, que reúne o JB e a Gazeta Mercantil, comenta com otimismo o projeto. “Este é um dos muitos passos para transformar a CBM numa verdadeira empresa de mídia do século 21”.