Licitação do programa “Um Computador por Aluno” sairá em dois meses

Por Jacdkeline Carvalho
03 de setembro de 2008
A previsão é do presidente do Serpro, Marcos Mazoni, que esteve nesta quarta-feira, 03/09, no evento Cidades Digitais, promovido pela Network Eventos, em São Paulo. Projeto levará 150 mil computadores para 300 escolas, todos com tecnologia Mesh, para acesso à Internet.

A licitação publica para a compra dos 150 mil computadores que fazem parte do programa Um Computador por Aluno (UCA), do governo federal, deve sair do papel nos próximos dois meses. A informação é do presidente do Serpro e também coordenador das iniciativas de inclusão digital do governo federal, Marcos Mazoni.
O executivo esteve nesta manhã de quarta-feira, 03/09, no evento sobre Cidades Digitais, organizado pela Network Eventos, em São Paulo. Os 150 mil PCs serão instalados em 300 escolas, sendo que em cinco delas todos os alunos e professores serão contemplados com uma máquina.
Como configuração básica, os PCs serão compatíveis com a tecnologia de conexão sem fio Mesh e, com isso, ganharão acesso à internet.
O UCA prioriza prefeituras que já tenham investido em iluminação e tenham porte adequado às expectativas do projeto. “É um projeto pedagógico, com uso dos computadores dentro de uma concepção que o MEC (Ministério da Educação) vem trabalhando para criar uma rede de professores e alunos no Brasil todo. É um projeto muito importante que vai viabilizar uma nova visão da educação em todo o País”, diz Mazoni.