Incremente o iPhone sem pagar nada

02/09/08

 

Cerca de um terço dos quase 1.500 aplicativos da App Store não custa um centavo. São 412 programas de todos os tipos que, instalados no iPhone ou no iPod Touch (a “versão iPhone” do iPod), fazem os aparelhos da Apple ganhar novas funções.

Que tal, por exemplo, instalar um editor de imagens, um programa para escrever no Twitter, uma calculadora de gorjetas ou um software com o horóscopo do dia? Imagine ainda transformar o iPhone em um sabre de luz do filme Guerra nas Estrelas. Existe um aplicativo que faz isso.

App Store é o nome da loja virtual da Apple que vende programinhas para o modelo antigo do iPhone, para o novo iPhone 3G e para o iPod Touch, assim como a iTunes Music Store serve para comprar músicas digitais. “App” é a redução da palavra em inglês “applications”, que significa, claro, aplicativos.

Apesar de o iPhone 3G ainda não estar à venda no Brasil, é possível baixar ou comprar aplicativos na App Store (veja como no texto abaixo). A loja já tem uma versão brasileira e não é necessário ter um iPhone 3G. Ela funciona com o primeiro modelo do telefone.

Para saber quais os programas gratuitos que valem a pena ter no iPhone, o Link testou mais de 120 aplicativos e selecionou aqueles que trazem uma nova experiência para o telefone. O teste foi feito com um iPod Touch, que roda praticamente os mesmos aplicativos do iPhone.

A maior parte dos programas gratuitos da App Store são utilitários que prometem facilitar tarefas cotidianas. Mas também existem dezenas de outros que são inúteis e, de tão inusitados, chegam a ser engraçados.